1) Qual a diferença entre HUB e SWITCH no que diz respeito a transmissão de dados?
R: Hub e o Switch são equipamentos fundamentais para quem quer ter mais agilidade e eficiência - seja em uma empresa, uma residência ou um pequeno negócio. Mas afinal qual é a diferença entre Hub e Switch? Confira as principais diferenças entre esses equipamentos e saiba qual escolher para suprir a sua necessidade.
R: Ponte, serve para conectar duas redes distintas, permitindo comunicações entre elas. O bridge pode ser um dispositivo dedicado ou então um PC com duas placas de rede, configurado para executar esta função. À primeira vista pode parecer que o bridge tem a mesma função de um hub comum, mas as aplicações são bem diferentes. Um hub permite conectar vários PCs, que passam a fazer parte de um único segmento de rede, onde todos os dados transmitidos por um PC são transmitidos a todos, o que diminui o desempenho da rede conforme aumenta o tráfego de dados e a quantidade de PCs. O Bridge permite unir dois ou mais hubs, transformando-os em uma única rede, onde os PCs conectados a cada hub tornam-se um segmento de rede distinto. Isso faz toda a diferença, pois o bridge é capaz de examinar os pacotes e transmitir os pacotes apenas ao destinatário correto, isso previne a saturação da rede, mesmo que existam muitos PCs. As limitações são que o bridge pode conectar apenas redes que utilizem a mesma arquitetura (Ethernet por exemplo) e que utilizem o mesmo protocolo de rede (TCP/IP por exemplo). No máximo é possível juntar uma rede que utilize cabos de par trançado com outra que utilize cabos coaxiais. Os switches, seguidos pelos roteadores são os próximos degraus da escala evolutiva.
3) Que vantagens o ROUTER apresenta em relação aos seus antecessores?
R:
Com o OFDMA, o Wi-fi 6 apresenta menor sobrecarga e latência em relação ao seu antecessor, ou seja, tempos de resposta mais rápidos e menos interferência de rede. O aumento da velocidade da internet também acontece devido à maior taxa de frequência de dados, de até 9,6 Gbps contra 6,9 Gbps do padrão anterior.
4) O que significa MODEM e a que se destina?
R: Um modem (amálgama de modulador-demodulador) é um dispositivo de hardware que converte dados em um formato adequado para um meio de transmissão de forma que possam ser transmitidos de um computador para outro (historicamente através de cabos telefônicos). Um modem modula um ou mais sinais de onda portadora para codificar informações digitais para transmissão e demodula sinais para decodificar as informações recebidas.
5) Qual a importância da FIREWALL num ambiente empresarial?
R: Seja hardware ou software, o firewall é um dispositivo de segurança de rede. Ele é responsável por monitorar todo o tráfego de entrada e saída, podendo permitir ou bloquear tráfegos específicos conforme definição das regras internas de segurança. A grosso modo, ele é um filtro.
Sem comentários:
Enviar um comentário